Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PF prende desembargador do TRF-2 no Rio em investigação ligada ao caso TH Joias

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (16), no Rio de Janeiro, o desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, integrante do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A prisão ocorreu no âmbito da segunda fase da Operação Unha e Carne, que apura o suposto vazamento de informações sigilosas relacionadas a investigações contra o crime organizado, entre elas o caso que envolve o ex-deputado estadual conhecido como TH Joias.

A ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e teve como relator o ministro Alexandre de Moraes. Além do mandado de prisão preventiva contra o magistrado, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com o objetivo de recolher documentos, equipamentos eletrônicos e outros materiais que possam auxiliar no avanço das investigações.

ㅤㅤ

Relação com o caso TH Joias

Macário Júdice Neto é o relator, no TRF-2, do processo que envolve TH Joias, personagem central de uma investigação que apura crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa, tráfico de drogas e de armas, além de supostos vínculos com facções criminosas que atuam no Rio de Janeiro. O caso ganhou grande repercussão após a deflagração da Operação Zargun, responsável pela prisão do ex-parlamentar e de outros investigados.

Segundo a Polícia Federal, a nova fase da Operação Unha e Carne busca esclarecer se houve interferência indevida de agentes públicos no curso das investigações, por meio do repasse antecipado de informações protegidas por sigilo judicial, o que teria permitido a investigados se anteciparem a ações policiais, comprometendo diligências e a efetividade das apurações.

ㅤㅤ

Suspeita de vazamento e obstrução

As investigações indicam que o vazamento de dados sensíveis pode ter ocorrido a partir de instâncias estratégicas do sistema de Justiça, o que elevou o caso ao STF. A suspeita é de que informações sobre mandados, medidas cautelares e estratégias investigativas tenham sido compartilhadas de forma irregular, configurando possível obstrução de justiça e favorecimento a integrantes de organizações criminosas.

A prisão de um desembargador em exercício é considerada um fato grave e excepcional, refletindo, segundo investigadores, a robustez dos indícios reunidos até o momento. O STF acompanha o caso em razão do foro por prerrogativa de função e da relevância institucional do cargo ocupado pelo magistrado.

ㅤㅤ

Histórico do magistrado

Macário Júdice Neto integra o TRF-2, corte responsável por julgar processos federais no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Sua trajetória na magistratura já foi marcada por controvérsias e questionamentos administrativos e judiciais, incluindo um longo período de afastamento no passado, antes de retornar à carreira e ser promovido ao cargo de desembargador federal.

A prisão reacende o debate sobre transparência, controle e responsabilidade no Judiciário, especialmente em casos que envolvem suspeitas de cooptação de agentes públicos pelo crime organizado.

ㅤㅤ

Próximos passos

Após a prisão, o desembargador deverá prestar depoimento e permanecer à disposição do STF. O material apreendido durante as buscas será analisado pela Polícia Federal e poderá embasar novas diligências ou ampliar o rol de investigados.

Até a última atualização desta matéria, a defesa de Macário Júdice Neto não havia se manifestado. O espaço segue aberto para posicionamento oficial.

A Operação Unha e Carne continua em andamento e não estão descartadas novas fases, à medida que a Polícia Federal aprofunda a apuração sobre o possível envolvimento de autoridades no vazamento de informações e no favorecimento a organizações criminosas.

ㅤㅤ

ㅤㅤ

Leia Também: Operação do COE e da UPP mobiliza Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro

ㅤㅤ

ㅤㅤ

Siga: Alta Cúpula no Youtube

Post anterior
Próximo post

Daniel Sousa

Fundador do Alta Cúpula, dedico meu trabalho a trazer notícias e análises sobre política, sociedade e os principais acontecimentos do Brasil. Meu compromisso é entregar informação com responsabilidade, clareza e respeito ao leitor.

Daniel Sousa

Fundador do Alta Cúpula, dedico meu trabalho a trazer notícias e análises sobre política, sociedade e os principais acontecimentos do Brasil. Meu compromisso é entregar informação com responsabilidade, clareza e respeito ao leitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Com responsabilidade e agilidade, trazemos notícias do Brasil e do mundo!

Contato

Copyright © 2025 Alta Cúpula. Todos os direitos reservados.